Era uma vez…

Quem não gosta de ouvir uma história? E quando são bem contadas parece que o tempo voa.

Em comunicação, dominar a arte do storytelling faz uma grande diferença quando se pretende transmitir uma mensagem de forma eficaz e “prender” a atenção do público, quer seja num meio offline ou online.

Como qualquer outra arte, o storytelling é regido por normas. Para começar, uma história deve ter um principio, meio e fim. Acresce-se uma personagem, alguém em quem a audiência se possa identificar ou confiar e que permite humanizar o relato. Esta personagem representa o herói da narrativa, aquele que supera os conflitos, o mensageiro que se relaciona com a sequência de eventos (informação). Por sua vez, esta última não deverá ser o foco da história, mas sim um suporte.

Importa relembrar que o principal objectivo do storytelling consiste em criar emoções (o significado da história é subliminar) e para isso torna-se necessário criar uma relação pessoal com a audiência por meio de um relato flexível e não memorizado, composto de detalhes visuais e de tensão. O storyteller deve permitir ao ouvinte entrar noutro ambiente, ser transportado para outro local.

Finalmente, contada a história, estabelece-se uma analogia com outra situação. Esta fase torna-se imprescindível para que inconscientemente se transmitam as características de uma história para outra.

Querem ver um master storytelling em acção? Dêem uma espreitadela neste video:

Advertisements

2 thoughts on “Era uma vez…

  1. Boa tarde,

    Trabalho com a agência e21 (Grupo MTCom/RS) e gostaria de tê-los em nosso mailing para encaminhar sugestões de pauta. É possível que me encaminhe um email e telefone para mantermos contato?

    Obrigada pela atenção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s