Primeiros passos para entrar no marketing móvel

Com o aumento das vendas e do uso de smartphones, o marketing móvel tornou-se numa realidade cada vez mais apetecível, porém ainda por explorar por várias organizações privadas e públicas. Para quem está a pensar entrar neste mundo móvel mas não sabe como fazer, este post poderá ser uma solução já que ensina quais os primeiros passos indispensáveis a serem adoptados:

1: Instale o seu website móvel

Poderá fazê-lo usando o sistema automático oferecido por várias companhias (como a WordPress e a GoDaddy) que auto-formatam o seu website para um mostrador móvel. Outra opção será usar uma das muitas plataformas plug-and-play disponíveis online. Estas permitem a criação de um website móvel independente do seu website principal. Para quem estiver interessado, sugere-se uma visita aos sites de Mobicanvas.comGetGoMobi.com e Onswipe.com. Uma terceira hipótese será incluir uma simples linha de código na sua página inicial, que”fareja” o tamanho da tela do visitante do seu site e faz uma adaptação automática ao tamanho da tela – ver por exemplo CSS-Tricks.com.

2: Dê a conhecer o seu negócio nas plataformas baseadas na localização

Desta forma a sua página será apresentada naquelas plataformas sempre que seja feita uma procura. Visite a título de exemplo os websites de Foursquare,Gowalla e Facebook Places.

3: Mergulhe no mundo móvel

Dificilmente entenderá completamente o marketing móvel até que o comece a usar. Use o seu smartphone e “brinque” com ele: faça pesquisas, compras, pesquisas de voz com o Google Voice Search, etc. Quanto mais usar o seu smartphone, mais depressa perceberá que não é tão complexo como possa parecer. É apenas mais um canal de marketing de uma vasta lista de canais introduzidos ao longo das últimas décadas.

4: Crie uma campanha móvel

Campanhas de publicidade móvel podem ser compradas com base no custo-por-click, custo-por-mil ou custo-por-aquisição. Em caso de dúvidas, visite os sites das seguintes plataformas de marketing móvel: Millennial MediaiAd from Apple ou AdMob from Google.

5: Incorpore um código QR.

Os códigos QR (QR Codes) são bastante populares em Londres, por exemplo. Estes consistem em pequenos códigos de barras quadrados espalhados por vários sítios. Estes códigos podem ser digitalizados pelos smartphones, dirigindo o usuário para a página web móvel, onde é possível encontrar cupons de desconto, conteúdo extra ou ofertas especiais.

Se nunca experimentou digitalizar um código QR experimente o código ao lado que o levará ao artigo “100 Top Mobile Media Applications”.

Para obter informações mais detalhada sobre estes códigos, sugere-se a leitura do texto How QR Codes Can Grow Your Business.

Deixo-vos o exemplo de uma campanha móvel, realizada este ano na estação de St. Pancras, Londres, e que tive a oportunidade de ver “crescer”:

A árvore de Natal é toda ela feita com peças de Lego, sendo que existe um cubo pendurado com um código QR como se fizesse parte da decoração e que nos liga ao website dos construtores Bright Bricks.

(post inspirado no artigo http://www.socialmediaexaminer.com/5-simple-steps-to-getting-started-with-mobile-marketing/)

Anúncios

One thought on “Primeiros passos para entrar no marketing móvel

  1. Pingback: A era do mobile marketing | dois dedos de marketing

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s