O novo look da Google

Em 2012 vamos conhecer o novo design da Google, onde a aposta é feita na acessibilidade da informação contida na rede das redes. Por exemplo, para consultas de pesquisa em formato de perguntas directas não será mais necessário entrar num website para obter uma resposta. Com as novas mudanças, os resultados que surgem incluem a informação de uma pesquisa feita com o botão “I’m Feeling Lucky“. Desta forma, as perguntas serão respondidas de uma forma mais rápida e simples.

A barra de navegação tem três principais zonas: à esquerda encontra-se o menu da Google, composto por vários links. Ao passar com o cursor do rato por cima acederá a informação adicional. A área central tem uma caixa de pesquisa e do lado direito encontra-se uma caixa de partilha e de notificações da rede social Google+ (visível a partir de qualquer página da Google).

O novo menu é exibido independentemente se está conectado a uma conta da Google. Após o log in, no canto superior direito da barra, numa caixa vermelha, é exibido o número de alertas da sua conta Google+. A partir do mesmo menu poderá ainda compartilhar itens com os círculos da sua rede social.

Com o novo visual surge também um novo método para os websites estruturarem os seus dados de modo a que o rastreador possa “puxar” mais informações.

Quem poderá não achar muita piada a esta mudança serão talvez os marketers que dependem dos cliques. Outra razão para descontentamento consiste no facto de a Google cada vez mais encarar a sua posse de dados como uma vantagem competitiva a ser protegida dos marketers e de agências de publicidade, dificultando-lhes o acesso a estes dados.

Para quem ainda não conhece a nova barra de pesquisas da Google, aqui fica um vídeo:

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s