A lei da partilha de Zuckerberg

“The amount a user shares today is twice the amount they shared a year ago.” – Zuckerberg 

“A quantidade de partilhas feitas por um utilizador hoje é o dobro do montante partilhado há um ano.”

À primeira vista esta declaração poderia passar despercebida, mas se prestarmos um pouco mais de atenção ela contém várias perguntas. Vamos por partes:

Em primeiro lugar, se o conteúdo que compartilhamos duplica no espaço de um ano tal significa que a nossa vontade de partilhar aumentou. Será este um comportamento imune aos avanços qualitativos e quantitativos das novas tecnologias, isto é, com o passar do tempo existe uma tendência para duplicarmos a partilha de conhecimento ou pensamentos? Ou será simplesmente porque a emergência da Web 2.0 e a consequente familiaridade com as plataformas social media online mudaram os nosso hábitos?

Em segundo lugar, a dúvida reside na capacidade individual de “absorver” todo o conteúdo partilhado. Importa não esquecer que é o meu (a), o seu (b) e o conteúdo dele (c) que duplica. Ou seja, ax2 + bx2 + cx2 E que o resultado dessa duplicação continua a ser duplicado no tempo – isto é, (ax2+bx2+cx2) x 2 no segundo ano, e assim sucessivamente.

E o que é que acontece ao conteúdo? Perde-se com o tempo. E quanto tempo leva a que um conteúdo fique “perdido” na Web? Depois de ser partilhado, um Tweet pode durar uma hora, um post no Facebook um dia e no Google+ talvez dois dias. Depois disso? O mais provável é ele “desaparecer” na Web.

O actual desafio é saber gerir o conteúdo presente na rede das redes e, por essa razão, sites como StrawberryJamSummify, Refynr serão cada vez mais procurados. Parece que o poder já não reside na informação per se, mas no próprio acto de gestão dessa informação!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s