Como lemos o conteúdo na internet?

Com o intuito de conhecer os hábitos de leitura dos cibernautas, Jakob Nielsen, pioneiro no campo da usabilidade, conduziu um estudo aplicando tecnologia eye tracking a 232 participantes. Os resultados revelaram um padrão de comportamento visual em forma de F (duas linhas horizontais e uma linha vertical).

Fonte: Alertbox
Um estudo semelhante, realizado pelo Enquiro Did-it com a colaboração da empresa de eye-tracking Eyetools, obteve um padrão semelhante quando avaliaram os hábitos de visualização aplicados ao conhecido motor de busca Google. Esse padrão foi apelidado de “Triângulo Dourado do Google”, visto que a concentração de olhares concentrava-se no lado superior, à esquerda, estando em consonância com o padrão formato-F obtido nos estudos independentes Nielsen.
Fonte: Clickr Media

Não é surpreendente que os dois primeiros parágrafos num website sejam os mais lidos. Afinal de contas, o jornalismo há já muito tem revelado sensibilidade ao modo como os leitores lêem a informação, ao aplicar a conhecida técnica da “pirâmide invertida” na construção de artigos noticiosos, colocando a informação mais importante, o resumo do que aconteceu, no primeiro parágrafo (conhecido como lead), com o intuito de captar a atenção do leitor e fornecer as informações fundamentais.

Porém, estes dados são especialmente úteis para os designers e web copywriters, já que confirma uma tendência de comportamento visual. As implicações são claras: ao “encaixarem” o conteúdo mais relevante nestas “secções de ouro da web”, podem aumentar as probabilidades de aquele ser notado pelo utilizador e consequentemente melhorar a sua eficácia.
Advertisements

One thought on “Como lemos o conteúdo na internet?

  1. excelente blog, parabéns! acompanho com regularidade!! neste post salta uma coisa evidente, quanto mais informação tivermos sobre o que realmente funciona, melhor 🙂 melhor para o cliente (que não vê publicidade em todos os cantos do site) e melhor para as marcas (que têm um maior retorno)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s