Facebook Graph Search

Para Mark Zuckerberg o Graph Search (em português, pesquisa no Gráfico Social) tem o potencial de ser o terceiro pilar do facebook (os outros dois são o News Feed e o Timeline).

O objectivo desta nova ferramenta consiste em disponibilizar aos utilizadores informação social específica que até agora não imaginávamos ser possível encontrar, como que grupos musicais poderei gostar, tendo como base os gostos/interesses dos meus amigos.

Previsivelmente, os resultados serão personalizados, isto é, ainda que façamos as mesmas perguntas, as respostas serão diferentes, devido à profundidade da personalização dada por cada utilizador. Por exemplo, os nossos amigos serão os primeiros a aparecer nos resultados, seguidos daqueles utilizadores com maior número de contactos comuns. As fotos e as páginas de que gostamos terão também primazia na apresentação dos resultados.

Do ponto de vista empresarial, o Graph Search vem dar uma nova importância aos “likes” (ou em português “gostos”), visto que, ao serem apresentados como recomendações dos nossos contactos, o mais certo é reforçarem os fenómenos de influência social ou a pressão de pares. Por exemplo, “se a maioria dos meus amigos vê a série “X”, então vou também ver“.

Com a introdução desta nova ferramenta, facebook pretende afirmar-se como motor de busca de informação, capaz de estreitar as relações entre os membros de diferentes redes sociais, para além de ser um local de interacção social. Não se trata de uma nova Google, visto que o principal critério de apresentação dos resultados é social.

Para a equipa do facebook estamos ainda a viver o inicio do Graph Search , já que são esperadas novas funcionalidades/temas/repostas à medida que os utilizadores da rede social online vão incorporando esta ferramenta nos seus hábitos.

Se ainda não a tem acesso à tão badalada Graph Search (em português, pesquisa no gráfico social) poderá inscrever-se na respectiva lista de espera (link aqui).

Atenção, se não deseja aparecer nos resultados verifique as suas definições de privacidade, já que estas determinam o que é pesquisável. Mesmo que tenha apagado as fotos dos seus amigos da sua cronologia, estas aparecerão nos resultados. Se for necessário, peça-lhes que as retirem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s