Super Bowl 2013

Para os amantes de publicidade a final do campeonato de futebol americano será sempre um momento bastante aguardado. É caso para dizer que o Super Bowl representa um duplo evento: a final do campeonato de futebol americano e uma suceção de apostas milionárias de anúncios publicitários – um anúncio de 30 segundos custou em média cerca de 3,8 milhões de dolares. Um valor que não choca bastante se considerarmos que o Super Bowl é visto por cerca de 100 milhões de pessoas.

Este ano algumas empresas como a Budweiser e a Coca-Cola divulgaram anúncios teasers com o intuito de encorajar o público em geral a participar nos seus anúncios antes do dia do jogo.

Outra clara aposta foi na já tradicional estratégia nos valores intangíveis. Alguns exemplos incluem o anúncio da Century 21  que faz uma piada sobre as sogras e o anúncio da Audi sobre um rapaz que depois de usar o carro do pai para ir ao baile de finalistas ganha motivação para beijar uma rapariga.
 
 
Todos estes anúncios têm em comum o factor humano, as emoções, a representação das vivências comuns que fazem parte da vida. Uma forma de estabelecer uma relação com o consumidor que vai para além da relação comercial. Um tentativa de mostrar ao consumidor que o conhece, que o entende.
Segundo a TiVo o anúncio da Taco Bell “Viva Young”, uma versão castelhana da música “We are young”, é o mais engraçado e também o mais visto. No clipe, um grupo de cidadãos seniores foge de um lar para passar a noite no clube, causar alguns desacatos entre a vizinhança e antes de regressar ao lar passa por um restaurante da Taco Bell para repor energias.
 
 
Mas o anúncio vencedor deste ano pertence a Chrysler, que optou por não focar nas características dos seus carros, mas ao invés mostrar o que tem feito em parceria com a OSU para trazer as tropas americanas para casa, junto das suas familias.
 
 

Outro anúncio da Chrysler que deu nas vistas e que para a consultora de publicidade Cindy Gallop foi “o Grande Anúncio Americano do Super Bowl” foi o anúncio da Dodge Ram, com o discurso proferido por Paul Harvey (1918-2009) em 1978, num evento da organização Future Farmers of America, “Deus Criou o Agricultor”.

 
 

Quanto ao pior anúncio, muitos não hesitam em atribuir esta categoria à GoDaddy.

Esta edição da Super Bowl ficará ainda lembrada pelo apagão de 34 minutos no Superdrome. Um facto que a Oreo de forma muito inteligente e imediata conseguiu usar a seu favor, destinguindo-se das demais empresas, quando tweetou um anúncio que dizia “você ainda pode enterrar/ensopar no escuro” (you can still dunk in the dark).

oreo

Finalmente, a Super Bowl serviu ainda de plataforma para o lançamento de trailers de 30 segundos de alguns dos filmes que darão que falar em 2013. É o caso de “Oz, The Great and Powerful,” “Iron Man 3,””Oblivion,” “Fast and Furious 6,” “Snitch,” “World War Z,” “Star Trek Into Darkness” e de “The Lone Ranger.”

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