Social Advertising chegou para ficar!

Em post anteriores chamou-se a atenção para os baixos índices de eficácia dos anúncios nas redes sociais online, que poderá ser justificado, entre outros factores, pela teoria “cegueira de banner”, motivada pela previsibilidade da localização dos anúncios (para ler mais sobre este tema, visite o post ” Anúncios online e a sua eficácia nas redes sociais“).

Hoje vamos falar sobre o potencial dos anúncios sociais (social advertising ads), que consistem em anúncios online que incorporam em si informação sobre as interacções dos usuários, previamente aprovados por aquele para ser divulgada e partilhada. Geralmente estes anúncios incluem uma foto ou o nome de um utilizador no conteúdo do anúncio.

Segundo um estudo da investigadora Catherine Tucker (2012), e que tive a oportunidade de o conhecer pela própria, existem evidências de que a publicidade social é eficaz e que essa eficácia parece resultar principalmente da capacidade de segmentação baseada nas redes sociais com o intuito de encontrar consumidores que possam adoptar respostas semelhantes. Porém, conclui-se ainda que a publicidade social é menos eficaz quando o anunciante afirma explicitamente que está a promover a influência social no texto do seu anúncio.

Deixo-vos um vídeo com informação extra sobre a publicidade social na página do Facebook, conhecida como “história patrocinada” (sponsored story):

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